5/19/2018

#055 | O Cânone de Saint Seiya



O Podcast do Cânone!

Finalmente a turma do Podcast não mediu esforços para conseguirmos fazer um Podcast dedicado ao CÂNONE de Saint Seiya. Será uma trilogia de podcasts!

E nessa primeira parte, nós temos a nossa anfitriã da Grécia Antiga, Danda, nos falando e explicando o que é um cânone, suas raízes e aplicações dentro da sociedade.

Depois, o Bruno e o Allan discorrem sobre a vasta diversidade de obras que o Universo de Saint Seiya engloba para dar uma dimensão do tamanho que é esse mundo. Além disso, o Allan levanta alguns dos principais, não todos, conflitos que existem dentro desse mundo.

E então, todos os podcasters, dedicam um tempo para explicarem qual é o Cânone de Saint Seiya pra cada um deles separadamente. Temos o Brunão, a Nicoll, o Bruno, a Aline, a Isa, o Jorge, a Danda e o Allan.

De novo: é só o começo. A ideia é termos três podcasts para podermos nos aprofundar ainda mais no assunto e, é claro, nos juntar para debatermos as diferenças que surgirem.

Espero que gostem!




CÂNONE

Cânone: para muitos,(um termo repetido diversas vezes em pequenos debates de vários grupos como) uma justificativa de origem autoral. Repetido vezes sem conta em pequenos debates de grupos sobre obras como Star Wars ou Star Trek, Harry Potter ou Game of Thrones e Universos como Marvel e DC. nada escapa a esta linha de raciocínio entre os fãs. E como não poderia deixar de ser, as obras japonesas como Saint Seiya não são diferentes. 

Ao longo de várias áreas que compõem a sociedade humana, o termo cânone ou canônico encontra sua introdução em diversos sentidos que convergem. Como, por exemplo, na música: uma melodia ou voz que serve de contraponto para outras vozes melódicas durante a música. Um exemplo disso é o famoso Canon em Ré Maior de Johann Pachelbel. 

Na religião, em especial a Católica, formula aquilo que sustenta toda a organização da instituição. No caso da Santa Igreja, é um catálogo dos livros inspirados, que constituem a Bíblia, bem como toda as decisões de concílio sobre matéria de fé e disciplina. Ou seja, é o que regula a disciplina eclesiástica. Também são chamados cânones o catálogo dos santos reconhecidos pela igreja. Assim, aquele que é canonizado é introduzido nesse mesmo catálogo, perpetuando a sua condição de Santo, autenticando que este procedeu conforme o estipulado.  

Na literatura ou na arquitetura, o cânone é um conjunto de autores ou de obras que, em determinado período histórico e em determinada comunidade cultural, são considerados modeladores. 

As diferentes áreas da vida atestam que o seu significado não perdeu a força ao longo dos séculos.  

Se nos remetermos à época da Antiguidade Clássica, encontraremos sua forma mais crua: Kanón (κανον) com omicron, significa norma ou regra; ou Kanon (κανων) com omega, é pedaço de madeira reguada, molde, pega do escudo ou princípio. “Kánonizdo” (κανονιζο) é o que submete à regra; Assim, Cronicoi kanones (χρονιχοι κανονες) são períodos da história que servem de ponto de partida para a contagem de um ano. 

Também levava o nome Cânone a estátua de Policleto, no qual estabelecia regras de proporções na anatomia masculina. 

Portanto, de forma geral, canônico é tudo aquilo que segue padrões pré-estabelecidos com o chancelamento de seu caráter normativo. Em obras humanas é um molde padrão que regula o segmento figurativo de forma precisa, ao ponto de dar ao mesmo identidade grupal ou individual de fácil reconhecimento, afirmando que este pertence e segue exemplarmente aquela categoria. 

Mas será o termo bem empregue quanto à formulação de ideias do que é o original de uma obra?  

Tendo tudo isso em conta, o PodCast Saint Seiya, desenvolverá debates sobre este tema dentro do vasto Universo Saint Seiya, trazendo os fãs e o fandom de outras séries de forma a estabelecer um paralelismo entre obras.
Afinal... qual é o cânone de Saint Seiya? 

DIVERSIDADE DAS OBRAS DE SAINT SEIYA

⧫ Saint Seiya (clássico da Shueisha)
→ Ao todo foram 247 capítulos + 02 Gaidens ('SHAKA' e 'Natasha do País do Gelo’)
→ Diferenças entre a versão semanal da Weekly Shonen Jump e da compilação
→ Capítulo introdutório do filme "Tenkai-hen Joso ~ Overture" (Prólogo da Saga do Céu - Abertura), → publicado na revista Super Jump e no artbook Sora

⧫ Demais extras do mangá
→ Cosmo Special (data-book): resumo do mangá com imagens coloridas, fichas de personagens, jogo de tabuleiro do mangá, lutas não vistas no mangá até então e o Hipermito.
→ Taizen (Enciclopédia): entrevistas, fichas de todos os personagens, informações sobre Armaduras Perdidas, explicações adicionais, resumo colorido do mangá, informações sobre mitologia (com menção dos 12 Olímpicos), imagem idealizada de Zeus.
→ Monthly Tokumori (05 volumes, 2001) com as respostas do Sion.

⧫ Mangás derivados:
→ Episode G (2003) / Episode G Assassin (2014) e seus 02 one-shots da Champion Red
→ Next Dimension (2006)
→ Lost Canvas (2006) e seus extras (Yuzuriha Gaiden e 3 one-shots da Champion Red) / Lost Canvas Gaiden (2011)
→ Omega (2012)
→ Saintia Sho (2013)
→ Kurumada Suikoden Hero of Heroes (2013)
→ Episode 0 (2017)

⧫ Novelas
→ Gigantomachia (2002) - Shueisha
→ Golden Age (2016) - Akita
→ Outside story das Anime Special Jump Gold Selection (1988/1989)
→ Saga! Prelúdio de uma Ambição!
→ Atena! Seu imenso amor.
→ Ikki e Shun! Elos de irmãos.

⧫ Outros:
→ A história de Ikki e Cisne Negro do dojinshi de Yun Koga (2015)
→ Crossover: Tenma x Shoko x Shura (2015)

⧫ Animes
→ Saint Seiya (clássico da Toei)
→ Filme 01: Jashin Eris
→ Filme 02: Kamigami no Atsuki Tatakai
→ Filme 03: Shinku no Shonen Densetsu
→ Filme 04: Saishu Seisen no Senshi-tachi
→ Filme 05: Tenkai-hen Joso Overture
→ OVAs da Saga de Hades
→ Saint Seiya Omega
→ Soul of Gold
→ The Lost Canvas Meio Shinwa
→ Filme Legend of Sanctuary (2014)
→ Saintia Sho (TBD)
→ Knights of the Zodiac (TBD)

⧫ Áudios
→ Ogon Junikyu-hen Zenpen/Kohen (1988): as 12 casas em fitas k7 lançado pela Shueisha.
→ CD Ginga Senso - Yume no taiketsu-hen (1987) Guerra Galáctica - Confrontos dos sonhos PARTE I: Seiya de Pégaso VS Shun de Andrômeda, PART II: Shiryu de Dragão VS Hyoga de Cisne/  O destino do rival, Cassius: PARTE I:Aiolia, o terror do Lightning Plasma (Plasma Relâmpago), PARTE II: Cassios morre por amor
→ CD da Saga de Hades
→ Faixa “Do Cvindanja” do CD Shonenki (1997)
→ 12 Casas Radio Drama CD (2005): apresentando o novo elenco do anime
→ Episode G Super Sound Drama CD / Episode G edição limitada volume 11 (2007)
→ CD Drama: “Albafika Gaiden – Akai Kizuna” (2010)
→ Saintia Sho CD Drama (2015)

⧫ Musicais
→ SMAP: Poseidon (1991)
→ Super Musical (2012/2013): reboot da Éris, Bronze boys com as armaduras v2, origem dos Ghost Five, desfecho diferente…

⧫ Live Action (TBD)

⧫ Games para Famicom (menção honrosa: Shadow Saint), Game Boy, Wonder Swan, Playstation 2 (menção honrosa: Shaina de Ofiúco torna-se Cavaleiro de Ouro), Playstation 3 (menção honrosa: saga de Aiolos e demais diálogos adicionais nas 12 Casas), PS Vita (Ultimate Cosmo: Omega e o retorno de Poseidon), Pachinko, Pachislot, Android (mistura entre Anime e Mangá), PC (Typing Ryuseiken, Saint Seiya Online expandindo passado e história da época do Seiya)

PRINCIPAIS CONFLITOS

⧫ Anime x Mangá
→ Saori saber sobre sua identidade de Atena.
→ As intenções de Hyoga e o papel de Ikki
→ Personagens originais do anime
→ Saga de Asgard como um prólogo da saga de Poseidon
→ Filmes, com destaque para o 5º filme que acabou divergindo do Next Dimension
→ Saint Seiya Omega, a sequência oficial do anime que ganhou depois um mangá próprio que mostrava acontecimentos diferentes do anime.
→ Lenda do Santuário um reboot em relação ao anime clássico e ao mangá.

⧫ Mangá x Mangá
→ “Natassia do País do Gelo”, a história de Hyoga e seu encaixe na linha do mangá.
→ Episode G apresenta toda uma guerra que não deixa resquícios na era de Seiya
→ Next Dimension x o mangá prólogo do Tenkai-hen x o mangá clássico.
→ Next Dimension x o mangá clássico.
→ Lost Canvas e ND trazem abordagem diferentes sobre um mesmo tema: a Guerra Santa contra Hades, mas o ND mudou de foco (ataque de Tohma no presente e o despertar de Ofiúco).
→ Saintia Sho com a existência das Saintias e sua batalha contra Éris.
→ Episode G Assassin e a abordagem de um multiverso.
→ Episode Zero: a idade do Shura e seu combate com Aiolos.

[Facebook] [Twitter] [Assine o Feed]

3 comentários:

Bom tema,vai dar trabalho falar de tudo.
Vão falar até do musical? Interessante.

Anônimo disse...

Olá, não estou conseguindo baixar o podcast no site do SoundCloud. Vocês podem habilitar o download desse podcast lá no site, por favor?

raul disse...

Kate as outras partes?