3/04/2019

#060 | Mangá Clássico: As Doze Casas! (Kanzenban Volume 6 — Final)


O anfitrião Bruno traz a Nicoll, o Allan, a Aline e o Jorge para ler o Mangá Clássico e a entrada nas Doze Casas.

Esse Podcast dá sequência ao Podcast #111, no entanto, decidimos alterar a contagem dos mangás do tankobon original para o kanzenban, de forma que o conteúdo deste Podcast não é o Volume 8, mas o restante do Volume 6, seguindo a contagem do Kanzenban.

Neste trecho, vemos a Guerra de Mil Dias entre Aioria e Shaka, os bíceps e a vida alegre de Shiryu nos Cinco Picos, Hyoga perdendo uma de suas fraquezas e o Shun indo à forra antes de partir para uma batalha de vida ou morte.

Já nas Doze Casas, temos a Casa de Áries e a luta sangrenta contra o Touro Aldebarã. Vem que é o começo da subida mais famosa de escadarias!

• Saiba mais sobre o Kanzenban[JBC]
• Faça sua Assinatura JBC [JBC]


Guerra de Mil Dias

Guerra de Mil Dias! (que ângulo é esse?)
Os Mudras de Shaka
Mudras são posturas de mão de Buda e do budismo, que, citando a Taizen (Michael): As posições da mão, ou Mudra, revelam nas artes, como pintura e dança, a língua dos gestos das divindades, com as quais expressam realmente suas intenções, emoções e qualidades.
• Sobre as Posturas Gestuais de Shaka [Taizen]

O Dharmachakra é a Roda do Dharma (The Wheel of Dharma) e o signicado do gestual é fazer com que os ensinamentos do dharma se movimente (siga adiante, aconteça).Também pode significar a união do método com o conhecimento.

• Sobre o Darmachakra [Burmese-Art]

Om
O Om é o som do universo e a semente que "fecunda" os outros mantras.
• Sobre o Om [Wikipedia]
Processo de Criação

Anúncio do Vencedor do Concurso de Armaduras na WSJ 52 (25/11/1986)
Mencionamos no Podcast que a ideia de algumas armaduras vieram de concursos feito na Weekly Shonen Jump em que os fãs enviavam suas ideias para as Armaduras. A ilustração acima mostra algumas das ilustrações enviadas e no destaque, o redesenho da Armadura de Aquário pelo próprio Kurumada a partir da ideia de um fã do mangá. Abaixo com mais detalhes:
Desenho da Armadura de Aquário enviado por um fã
Armadura de Aquário Enviada por fã Redesenhada por Kurumada
Mencionamos também que as Armaduras de Câncer e Virgem também tiveram suas versões finais muito semelhantes a envios de fãs nesse mesmo concurso. Veja abaixo:
Armadura de Virgem por Fã
Armadura de Câncer por Fã
• Veja Mais Armaduras Criadas Por Fãs [Taizen]

No Podcast, também comentamos sobre o Mangá/Anime sobre o processo de criação e produção de Mangás, chamado Bakuman.

• Saiba Mais sobre o Mangá [JBC]
• Faça sua Assinatura JBC [JBC]
• Saiba Mais sobre o Anime [MAL]

Cinco Picos Antigos

Ó o braço do monstro!
Mestre Ancião é Libra!
Boneco Original do Libra com Rosto Genérico
A Nicoll levantou a discussão sobre a Justiça na cena do Máscara da Morte com o Mestre Ancião, e citou a República, de Platão.
• Baixe The Republic, Plato (Inglês) [Domínio Público]

Presépio (Praesepe) na Constelação de Câncer
O Presépio (em latim: Praesepe), Manjedoura, Colmeia, M44, NGC 2632, ou Cr 189, é um aglomerado estelar aberto localizado na constelação de Cancer. É um dos aglomerados estelares mais próximos do Sistema Solar, e contém uma população estelar maior que a maioria dos aglomerados próximos. É visível a olho nu; por isso é conhecido desde a antiguidade. O astrônomo clássico Ptolemeu o chamou de "a massa nebulosa de Cancer,".

Chineses da antiguidade viam esse aglomerado como um fantasmas ou demônios em uma carruagem e associavam sua aparência a "uma núvem de pólen soprada por salgueiros". Também era conhecida por menos românticos simplesmente como Jishi qi (積屍氣, também transliterado como Tseih She Ke), "Exalação de Cadáveres Empilhados". Também conhecido como Jishi (積屍), "cadáveres acumulados".

• Sobre o Aglomerado [Wikipédia]

Sibéria

Mestre de Hyoga na Publicação Semanal
A primeira vez que o vulto do Mestre do Hyoga foi mostrado na Weekly Shonen Jump, sua silhueta era do futuro Cavaleiro de Escorpião, Milo. Mas na versão compilada, ele foi corrigido para ficar de acordo com Camus de Aquário (abaixo).
Mestre Hyoga na Versão Final

Ida ao Santuário

Seiya e Miho sobre os Jovens
Seiya e Miho sobre os Jovens
June aparentemente sem calça na WSJ
A primeira vez que June aparece na Weekly Shonen Jump, sua armadura no tronco não era totalmente protegida, bem como suas pernas aparentavam não ter qualquer vestimenta (ou a calça era clara =P). Na versão compilada, ela ganhou mais proteção e uma calça escura.
June na Versão Final do Mangá
Shun de Suspensórios... e sem camisa?
Shun trocou de roupa e chegou com a June no colo

As 12 Casas

As Doze Casas
 
A Nicoll comentou sobre o atual Partenon e como ele é, hoje, apenas um resquício dos diversos outros edifícios que compunham a Acrópole. O vídeo acima evidencia a evolução do local desde a antiguidade.
• Sobre o Acrópole de Atenas [Wikipédia]
Constelação de Touro e a Alpha Tauri
Alpha Tauri (α Tau) conhecida como Aldebarã ou Aldebaran é uma estrela de primeira magnitude, e a estrela mais brilhante da constelação Taurus.[4] É também designada pelos nomes de Cor Tauri; Parilicium; Olho do Touro.
• Sobre Aldebarã [Wikipédia]
Páginas Vermelhas do Kanzenban
[Facebook] [Twitter] [Assine o Feed]

3 comentários:

A armadura de virgem é a que ficou mais fiel à ideia apresentada pelo fã.
Esse detalhe do sentido das posições de mão casa muito bem com a proposta do Kurumada para a natureza "divina" do Shaka.
Kurumada tem conteúdo à beça!

Anônimo disse...

E a foto da diferença das casas de gêmeos?

Hyoumaru disse...

Sobre a parte do Shaka, lembro de ter ouvido que no budismo existe esse essa questão de lidar com a dúvida. Não sei bem como funciona, mas acrescenta de certa forma à pesquisa feita pra compor o personagem.