3/09/2018

#053 | O Filme da Éris!


Há muito tempo nos juntamos para debater o Filme da Éris, e para isso, contamos com o anfitrião Bruno, a Nicoll, o Allan, a Aline, a Isa e o Jorge!

Saiba quem é Alduva, descubra onde o patrão Kozo Morishita foi pra curtir a vida e pensar no filme, descubra quem o Orfeus era pra ter sido na série clássica e fique chocado em quem foi o único beijo que o Seiya deu na história da série!

Vem!




Abertura do filme
O filme era chamado apenas de “SAINT SEIYA - GEKIJOBAN”, traduzido: “Saint Seiya, o filme”. Só com o lançamento do The Movie Box (a caixa de DVDs dos filmes), Kurumada sugeriu que o filme fosse rebatizado de “SAINT SEIYA JASHIN ERIS” (Saint Seiya: Éris, a deusa maligna). No Brasil, o filme recebeu o nome simplesmente de “Os Cavaleiros do Zodíaco: Saint Seiya” na dublagem da Gota Mágica. Quando houve o lançamento dos anime comics dos filmes (film books, pela Conrad), o filme foi batizado de “O Santo Guerreiro”.

Capa e Contra-capa do VHS do Filme lançado em 1996

DVD do filme com novo título sugerido por Kurumada, lançado em agosto de 2004

Capa do “film book” lançado pela Conrad em 2005
Capa da primeira versão do DVD lançada pela Playarte em setembro de 2007
Compre AQUI [Google Shopping]

Contexto da produção:
  • Data de estreia: 18 de Julho de 1987.
  • 9 meses após o início da série de TV, que passava semanalmente na TV Asahi.
  • No mesmo dia foi exibido o episódio 38.
  • O mangá da Weekly Shonen Jump encontrava-se na batalha da Casa de Virgem.

Pôster oficial do filme

O filme teve sua estreia na Toei Manga Matsuri (Festival de Mangá da Toei), um grande evento onde as produções especiais eram exibidas em cinemas de todo o país. Projeções desse mesmo evento: "Dragon Ball - A Princesa Adormecida do Castelo do Demônio" (Dragon Ball Majin Shiro no Nemuri Hime), "Esquadrão da Luz Maskmen" ("Hikari Sentai Maskamen"), "Metalder, O Super Homem Máquina" ("Chojinki Matalder").


Capa do panfleto da "Toei Manga Matsuri"

STAFF

Roteiro: Yoshiyuki Suga, roteirista de "Akuma-kun" (1989), "Magical Taluluto-kun" (1991), "SLAM DUNK" (1994), participou nesta obra como eventual substituto de Takao Koyama, responsável pela composição global da série, assumindo grande parte dos episódios da série de TV e de 3 filmes, trabalhando depois com BT'X (1996), outra obra de Kurumada. 
Música: Seiji Yokoyama
Character-designer: Shingo Araki e Michi Himeno
Direção Artística: Tadao Kubota
Direção de Animação: Shingo Araki
Produção: Kozo Morishita
Animadores: Michi Himeno, Nobuyoshi Sasakado, Shingo Araki, Shigeo Matoba, Kazuei Kinoshita, Kyoko Chino

Kozo Morishita e os produtores Masayoshi Kawata e Yoshifumi Hatano se reuniram no platô Izu (Izu Kogen), para trabalhar o conceito do filme. 

O filme contou com um orçamento extraordinário por ser uma produção para o “Toei Manga Matsuri”, o que possibilitou o uso de melhores efeitos especiais como os utilizados nos golpes e no brilho da maçã dourada. Também foi possível utilizar uma orquestra inteira para compor a trilha sonora

ELENCO

Português / Japonês

Seiya de Pégaso/ Pegasus Seiya
Hermes Baroli / Tôru Furuya

Shiryu de Dragão / Dragon Shiryu
Élcio Sodré / Hirotaka Suzuoki

Hyoga de Cisne / Cygnus Hyoga
Francisco Bretas / Kôichi Hashimoto

Shun de Andrômeda / Andromeda Shun
Ulisses Bezerra / Ryô Horikawa

Ikki de Fênix / Phoenix Ikki
Leonardo Camillo / Hideyuki Hori

Éris, a Deusa da Discórdia / Jashin Eris
Márcia Gomes (antiga versão da Gota Mágica) / Denise Reis (nova versão da Dubrasil) / Toshiko Fujita

Jaga de Orion / Orion Jaguar
Luis Antônio Lobue (antiga versão da Gota Mágica) / Heitor Goldflus (nova versão da Dubrasil) / Yû Mizushima

Kraisto de Cruzeiro do Sul / South Cross Christ
Sérgio Moreno / Ryûsei Nakao

Orfeu de Lira / Lyra Orpheus
Sílvio Giraldi / Yûji Mitsuya

Yan de Escudo / Scutum Jan
Fábio Moura / Keiichi Nanba

Maya de Flecha / Sagitta Maya
Fritz Gianvito / Michitaka Kobayashi 

Erii Aizawa
Márcia Gomes (antiga versão da Gota Mágica) / Denise Reis (nova versão da Dubrasil) / Mayumi Shô

Minu/Miho
Rita de Almeida / Naoko Watanabe

Saori Kido, a Deusa Atena
Letícia Quito / Keiko Han

Akira
Angélica Santos (antiga versão da Gota Mágica) / Bruno Marçal (nova versão da Dubrasil) / Yumi Fuyuma

Makoto
Fátima Noya (antiga versão da Gota Mágica) / Kauã Marcondes (nova versão da Dubrasil) / Noriko Uemura

Tatsuya
Não identificado (antiga versão da Gota Mágica) / Bruno Camargo (nova versão da Dubrasil) / Michiyo Yanagizawa

Mimiko
Fátima Noya (antiga versão da Gota Mágica) / Carol Sodré (nova versão da Dubrasil) / Yumiko Chibata

Criança A
Não identificado / Naho Yoshida

Criança B
Não identificado / Kimie Hanya

Criança C
Não identificado / Yoko Murase

Criança Não identificada com relação à versão japonesa
Bárbara Schorooder (nova versão da Dubrasil)

Narração
Jonas Mello (antiga versão da Gota Mágica) / Cláudio Albuquerque (nova versão da Dubrasil) / Hideyuki Tanaka


Personagens: o conceito era de que eles não seriam meros "sacos de pancada", suas características e golpes deveriam corresponder às dos protagonistas do lado oposto.

Erii, a jovem órfã que trabalha com Miho no orfanato “Filhos das Estrelas” e parece ser interesse romântico do Hyoga. Ele é um dos poucos personagens em Saint Seiya possui nome completo: Erii Aizawa (相沢 絵梨衣).

Éris, a deusa da discórdia que aparece na mitologia grega. A maçã dourada, utilizada por ela, existiu originalmente para causar uma disputa entre três deusas (mito de Páris, envolvendo Atena, Afrodite e Hera). Foi tomado como base a versão do mito onde Éris é irmã de Ares.

Ghost Five / Ghost Saint (Quinteto Fantasma / Cavaleiros Fantasmas): personagens antagonistas que não deviam acabar como meros "sacos de pancada", suas características e golpes deveriam corresponder às dos protagonistas do lado oposto.

O conceito dos personagens contou com a participação de Masami Kurumada.

Scanlation do anúncio oficial da WSJ 30 de 1987 sobre os personagens do filme
Maya de Flecha: usa a Armadura de Prata vista primeiro no mangá com Ptolemy de Flecha e tem golpes semelhantes. Luta semelhante com Pégaso Negro. Em Omega, sua constelação aparece representada pelo Cavaleiro de Prata Sham.

Christ/Kraisto do Cruzeiro do Sul: tem o visual semelhante ao do Rhadamanthys de Wyvern. Sua constelação apareceu posteriormente como Cavaleiro de Prata Kazuma, pai de Soma em SS Omega, e mais recentemente com Georg em Saintia Sho.

Jan/Yan de Escudo: sua constelação apareceu representada pelos Cavaleiros de Prata Ennead em SS Omega e mais recentemente com Juan em Saintia Sho.

Orpheus/Orfeu de Lira: Mime de Benetsnach, da Saga de Asgard da TV, herdou seu visual, técnica e música. Havia uma ideia inicial de Mime ser um guerreiro possuído pelo vingativo Orpheus. No mangá, Kurumada criou o lendário Cavaleiro de Prata Orphee de Lira, contemporâneo de Seiya.

Jaguar/Jaga de Órion: sua constelação apareceu representada pelo Cavaleiro de Bronze Eden, em SS Omega, pelo Cavaleiro de Prata Rigel, que também é um Fantasma no recente mangá Saintia Sho.

Seriam todos Cavaleiros de Prata?

Imagem do Panfleto do filme Tenkai
Scanlation de 2 páginas do livreto do The Movie Box sobre os personagens do filme

O local da batalha ocorreu na ilha de Hokkaido, no Japão. O templo de Éris teria se erguido na cadeia de montanhas vulcânicas de Daisetsu-zankei. Vide artigo da Taizen com a tradução do desafio enviado por Éris. http://taizen-saintseiya.com/desafio-de-eris/


A batalha contra Éris em outras mídias de Saint Seiya

Super Musical trouxe o tema com consideráveis diferenças no roteiro. Ficou em cartaz entre 28 e 31 de julho de 2011, exibido pela NicoNico Doga, o DVD foi lançado em novembro de 2011 e uma nova apresentação com modificações do elenco foi realizada em dezembro do mesmo ano.




Saintia Sho, o mangá de Chimaki Kuori e Masami Kurumada. A autora diz se inspirar mais diretamente nas ideias vinda de Kurumada do que no filme. O mangá foi lançado na Champion Red de 19/09/2013 e continua até hoje.






RESUMO

O filme começa contando a lenda dos Sagrados Cavaleiros (Saints), os jovens que desde a era mitológica surgem junto a Atena, a deusa da guerra em defesa do bem, para juntos protegerem este mundo das forças do mal. Na atualidade, a deusa Atena reencarnou na jovem Saori Kido, e mais uma vez outros jovens cheios de poder e coragem, esses são os Sagrados Cavaleiros de Atena.


No orfanato Filhos das Estrelas, o pequeno Makoto rouba o aviãozinho de brinquedo de seu amigo Akira, que logo corre chorando para os braços de Erii, a jovem funcionária do orfanato. Ela pede que Makoto devolva o avião, Miho, outra funcionária do orfanato também chama-lhe a atenção. Makoto se irrita e atira o avião para longe, que acaba sobrevoando a rua. Akira parte desesperado em busca de seu avião sem perceber para onde estava indo e o perigo que corria. Erii apressa-se em evitar que Akira se machuque, mas os dois acabam perdidos em meio a vários carros em movimento. Um deles se aproxima perigosamente, mas no momento exato alguém surge e segura o carro com apenas uma das mãos!


 



Eis que Erii e Akira se dão conta que haviam sido salvos por Hyoga, o Cavaleiro de Bronze de Cisne. Hyoga os cumprimenta e pede desculpas por ter perdido uma das melancias - que havia sido estraçalhada pelo carro desenfreado - que ele pretendia dar de presente ao orfanato. Erii e Akira apenas dão risada e o convidam para entrar no orfanato. Lá estão Seiya, Saori e Shun, que como de costume também vieram visitar o orfanato. As crianças estão impressionadas com a força de Hyoga ao conseguir parar o carro, mas Seiya explica que isso é fácil para um Cavaleiro, por causa do cosmo que eles tem dentro de si. Hyoga tenta dar uma noção básica às crianças sobre o que é o cosmo. As crianças ficam sem entender o verdadeiro significado do cosmo, mas logo se animam quando Seiya diz que todos são capazes de despertar o seu cosmo, e logo partem para cima de Seiya para que ele as ensine tal façanha. Enquanto isso, Erii troca olhares tímidos com Hyoga e algumas horas depois, já ao cair da noite os dois estão perto da praia observando as estrelas e falando de suas vidas como orfãos.

De repente, uma estrela cadente corta o belo e raro céu límpido daquela noite. Erii fica fascinada com o brilho misterioso, como se conseguisse enxergar o estranho objeto liberado por esse cometa. Hyoga comenta que em sua terra as estrelas cadentes são um mal presságio, mas que em outros lugares as pessoas costumam fazer desejos esperando que algum dia se realizem. Erii desperta de seu transe passageiro e Hyoga pede que eles entrem no orfanato, mas ela diz que o fará daqui alguns instantes. Hyoga compreende que ela deva estar fascinada com a aquela noite agradável e concorda em se ir primeiro.




Erii parece enfeitiçada, e enquanto isso, o cometa Repulse transpassa por algumas montanhas na ilha de Hokkaido, no Japão, reerguendo um antigo santuário misterioso. E quando Erii encontra numa praia deserta uma Maçã Dourada, o seu semblante muda, revelando que agora ela já não é mais a mesma.E não é apenas isso, pois em várias partes do mundo, alguns estranhos sujeitos se erguem de seus túmulos centenários.





No dia seguinte, Saori cavalga com seu belo corcel branco e no meio do seu caminho depara-se com Erii. Saori se surpreende e, ao sentir o cosmo maligno que ela emana, logo se dá conta de que não é a Erii que conhecera no orfanato. O cavalo é aterrorizado pelo poder da jovem e acaba se agitando e quebrando a pata, derrubando Saori no chão. Saori fica desacordada e a mercê da enfeitiçada Erii.


Algum tempo depois, Seiya e seus amigos estão preocupados porque o querido cavalo de Saori foi encontrado com a pata quebrada e sozinho, sem sinal sequer de sua dona. A notícia trazida logo em seguida por Miho de que Erii também desapareceu misteriosamente deixa os Cavaleiros ainda mais preocupados. Enquanto isso, Saori desperta de seu estado de inconsciência devido ao tombo do cavalo e encontra-se presa a uma cruz de pedra. Logo ela observa Erii se aproximando, vestida com roupas gregas e portando um tridente e a Maçã Dourada. Logo ela se dá conta de que aquela não é mais Erii, e sim Éris, a deusa da Discórdia.



A deusa maligna explica que o cometa Repulse trouxe sua encarnação provisória, a Maçã Dourada, de volta a Terra depois de séculos vagando pelo espaço. Na era mitológica, Éris havia sido eliminada por seus atos diabólicos em causar a discórdia e seu espírito acabou sendo preso no Pomo da Discórdia e depois banido para os confins do espaço exterior. Erii foi tomada por Éris por justamente ter nascido sobre o mapa astrológico que marca o retorno da deusa Éris.

Saori repreende a atitude de Éris em lançar mão da vida de um humano como Erii só para atender aos seus propósitos. A deusa maligna ignora o sermão e afirma que a vida de Atena está em perigo, porque ela pretende tomar seu lugar, dominando a Terra. Porém, Saori mostra que não tem medo, pois confia que seus Sagrados Cavaleiros impedirão as ambições de Éris. A deusa maligna não suporta o sorriso sereno e confiante de Atena e resolve mostra que não se importa com tal obstáculo, para isso lança um desafio por escrito aos Cavaleiros de Atena.


Na mansão Kido, no Japão, um raio de luz atravessa a janela do salão e atinge a parede, destruindo um antigo relógio que lá estava. Seiya, Shun e Hyoga correm até o cômodo e encontram um desafio escrito na parede, com a localização de onde Atena se encontra. Shiryu logo se junta aos outros e resolvem partir ao encontro do inimigo. Perante Éris surge Jaga de Orion, Maya de Flecha, Orpheus de Lira, Jan de Escudo e Christ do Cruzeiro do Sul. Este é o Quinteto Fantasma (Ghost Five), os guerreiros que no passado remoto serviram à Atena como Cavaleiros de Prata e agora retornavam para servir a Éris. 



A deusa maligna avisa a Atena que eles se encarregariam de seus Cavaleiros, enquanto isso, Atena teria seu cosmo sugado pelo Pomo da Discórdia para assim Éris ganhar novamente um seu próprio corpo mortal. Saori recebe a Maçã Dourada em seu peito e começa a sofrer com a dor de ter sua energia vital absorvida. Enquanto isso, Seiya, Shun, Shiryu e Hyoga que chegaram ao Santuário de Éris, decidem se separar parar chegar até Atena e seus inimigos. Shun lamenta por Ikki de Fênix, seu irmão mais velho, não estar junto para ajudar. Porém, eles sabem que logo ele também se juntará ao grupo.


Seiya segue pelas ruínas do Santuário e lá é abordado por um dos Cavaleiros Fantasmas. Ele se apresenta como Maya de Flecha, o famoso "Caçador da Morte" que nunca perde sua presa. Logo só dois se enfrentam, Seiya lança seu Meteoro de Pégaso (Pegasus Ryu Sei Ken) e acaba vencendo o golpe mortal de Maya, as Flechas Envenenadas (Hunting Arrow Express no original). O Cavaleiro Fantasma é eliminado, mas Seiya é atingido por uma das flechas malignas. Seiya retira a flecha cravada em seu corpo e parte sem dar muita importância. Em seus últimos suspiros, Maya sussurra que suas flechas são mortais.




Em uma galeria subterrânea, Hyoga acaba sendo surpreendido pela queda de uma estátua, de repente o Cavaleiro de Cisne defronta-se com o lendário Cavaleiro Christ do Cruzeiro do Sul. Hyoga é atingido pelo poderoso Trovão do Cruzeiro do Sul (Southern Cross Thunderbolt), mas o seu Pó de Diamante (Diamond Dust) acaba congelando o Cavaleiro Fantasma. Hyoga o interroga, mas acaba sendo surpreendido pela presença de Éris, que veio atrás de Hyoga guiada pelo sentimento de Erii. Ele não consegue conceber que Éris agora está em seu corpo, e acaba baixando a guarda para Christ que o ataca. Éris não hesita e atira mortalmente seu tridente contra os dois guerreiros que se digladiavam no chão. Éris simplesmente parte daquele local, sem olhar para trás, deixando Christ morto e Hyoga aparente e mortalmente ferido.




Seiya começa a sentir os efeitos da flecha envenenada de Maya e começa a perder os sentidos lentamente. Próximo a uma pequena fonte de água, Shiryu é atacado por Jan de Escudo. Jan tem o objetivo de medir forças com o Dragão para saber qual o escudo mais forte. Shiryu tenta atacá-lo com o Cólera do Dragão (Rozan Sho Ryu Ha), mas é inútil contra o escudo de Jan, o punho do Dragão está arrebentado. Jan retruca rapidamente com um Parafuso Destruidor de Ossos (Bone Crush Screw), arrebentando todo o escudo da armadura de Shiryu e logo em seguida ataca em suas costas com o mesmo golpe. Shiryu cai na água com sua armadura despedaçada, porém não desiste. Jan já cantava vitória, quando é surpreendido por Shiryu, que se ergue das águas e retira sua armadura para facilmente maximizar seu cosmos. Os dois atacam novamente, mas o poder do Cólera do Dragão supera o escudo de Jan, eliminando-o.Shiryu acaba desmaiando com o cansaço.



Em um monte repleto de estátuas gregas, Shun de Andrômeda escuta uma bela melodia de lira e acaba se deparando com Orpheus de Lira, o lendário guerreiro trovador. Orpheus se sente lisonjeado com o fato de Shun ter achado a música agradável e logo salta diante dele para aplicar seu golpe mortal, o Réquiem de Cordas (Stringer Requiem). Rapidamente a lira de Orpheus dispara afiadas cordas que amarram Shun, quase degolando-o. No momento do acorde final, as cordas são cortas por Ikki de Fênix, que chega para resgatar do irmão.



Orpheus afirma que Shun perdeu a oportunidade de morrer naturalmente, sem sentir dor. Ikki ignora e ataca o Cavaleiro de Lira com o seu Golpe Fantasma de Fênix (Phoenix Gen Ma Ken). Orpheus tem um sonho onde está tocando lira num jardim florido, mas quando uma de suas cordas se rompe tudo se torna um inferno de chamas onde Orpheus está sendo incinerado. Ikki acredita que dilacerou o sistema nervoso do oponente, mas ele ri e afirma que não teme o Inferno pois já esteve lá. Ikki replica que sente pena de Orfeu por ele ter vendido sua alma a Éris, o que provoca a sua ira. O Cavaleiro Fantasma lança seu Réquiem de Cordas contra Fênix, mas ele se livra facilmente saltando para longe e atacando rapidamente com seu poderoso Ave Fênix (Phoenix Ten Shô). Orpheus se vê levado por um forte tornado de fogo e acaba sendo eliminado. Ikki parte deixando Shun para trás.



Ao pôr-do-sol, Seiya chega ao templo principal de Éris e defronta-se com a terrível imagem de Atena definhando perante Éris. Logo, Erii cai perante a deusa maligna com seu corpo mortal quase regenerado por completo. Seiya parte para atacar Éris, mas acaba se deparando com Jaga de Orion, um dos mais poderosos Cavaleiros do passado. Seiya sente a dor da flecha, Jaga e Éris observam que aquela era uma flecha com um veneno mortal. Seiya ignora-os e tenta atacar Jaga, mas não consegue acertar nenhum dos seus meteoros. Ikki surge para impedir que Seiya continue. Seiya simplesmente desmaia pelo efeito do veneno enquanto Ikki e Jaga travam uma luta violenta. O Ave Fênix é ineficaz contra o Choque Megatómico de Meteoro (Megaton Meteor Crash) de Jaguar.




Seiya tenta se tenta se levantar para ajudar Ikki mas o golpe mortal de Jaguar o arremessa para o fundo de um penhasco. Saori continua tendo fé em seus Cavaleiros de Bronze, que se erguem novamente para se unirem a Seiya. Ikki também não desistiu ainda e tenta ir até Seiya, mas Jaga o impede. Seiya sente o incentivo do cosmo de seus amigos e de Atena e então se ergue novamente. Quando Ikki estava prestes a ser eliminado pelo golpe de Jaga, este se surpreende com Seiya surgindo com um cosmo elevado que supera os 5 sentidos.




Armadura de Ouro de Sagitário chega para proteger Seiya. Com suas forças renovadas ele consegue deter o golpe de Jaga, que anseia por também receber a glória de um Cavaleiro de Ouro. Seiya elimina Orion com o poderoso meteoro combinado no poderoso Cometa de Pégaso (Pegasus Sui Sei Ken). Jaga morre reconhecendo o poder de um verdadeiro Cavaleiro.





Seiya parte em direção ao cárcere de Atena, mas Éris se coloca em seu caminho e afirma que logo os guerreiros eliminados no passado por cometerem atos diabólicos reviverão neste mundo devido ao poder de Éris que se tornaria perfeito como no passado, a morte de Atena era questão de segundos. A única chance seria destruir a Maçã de Ouro com uma flecha da Armadura de Ouro, mas Seiya hesita ao perceber que poderia eliminar Atena também. Éris vibra com a vitória praticamente em suas mãos, mas Atena o encoraja e ele decide elevar seu cosmo ao máximo e dispara a Flecha da Justiça. Éris se interpõe na trajetória da flecha , e acaba sendo atingida em sua testa. A flecha transpassa a cabeça de Éris e atinge em cheio a Maçã Dourada. Sem seu corpo mortal e sem a sua encarnação provisória, Éris acaba sendo mandada para as profundezas do Tártaros e seu Santuário começa a ruir. Seiya consegue apenas levar Ikki consigo numa fuga frenética para fora do Santuário em curso do colapso.





Ambos já lamentavam o fim de Atena e seus amigos quando se surpreendem com a aparição de seus amigos junto com Erii, todos protegidos pelo poder de Atena. Todos comemoram a vitória enquanto Saori jura para si mesma que sempre lutará pelo bem da Terra e de todos os seres vivos junto com seus Sagrados Cavaleiros.




Encaixe cronológico do filme

Apesar de ter sido concebido com a colaboração de Kurumada, não se encaixa com o mangá, fazendo parte apenas do universo do anime. Mesmo para o anime, não fica claro em que ponto da história se encaixa. 

Há duas teorias predominantes sobre o assunto: no período de tempo antes dos Cavaleiros de Bronze irem para o Santuário lutar na batalha das 12 Casas ou logo após a batalha das 12 Casas.

Pontos a se considerar:
  • Período de produção concorrendo com a produção do anime e do mangá.
  • Os personagens estão em tempo de aparente paz.
  • Shiryu está enxergando. Ao tempo da produção do filme, no mangá, Shiryu já havia recuperando a visão após a luta em Câncer.
  • As Armaduras de Bronze estão na primeira versão. No mangá, a ideia das O conceito de novas Armaduras de Bronze só viria aparecer muito mais adiante ao período de produção do filme. O musical chega a substituir as Armaduras pela segunda versão do anime.
  • Sétimo sentido não é mencionado. O conceito só viria a aparecer na série de TV algumas semanas depois, mas a essência do conceito é exatamente o mesmo e já era conhecido pelo mangá.


[Facebook] [Twitter] [Assine o Feed]

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente programa. Ótimo assunto. Um dos melhores cast. Muito bem editado. Parabéns a todos principalmente o Maceió.

Unknown disse...

Excelente programa. Ótimo assunto. Um dos melhores cast. Muito bem editado. Parabéns a todos principalmente o Maceió.