Vira e mexe uma imagem parecida com essa toma de assalto as comunidades de Cavaleiros do Zodíaco pela internet. "Veja lá, continuamos relevantes para a Toei Animation! Ainda estamos vivos!"
Essa é basicamente a tradução dos comentários ao redor da imagem, o sentimento da comunidade é, resumidamente, esse. A validação fiscal para os acionistas da empresa figurando Saint Seiya entre suas 4 grandes franquias.
O respiro aliviado de que, bom, se a série tá vendendo, a Toei vai continuar lançando animação. E talvez não estejamos errados.
Mas para além da esperança, vira e mexe aparecem algumas leituras sobre os números que me parecem um pouco tortas. Normal, ninguém é obrigado a entender essa confusão toda (e é confuso), a gente só é curioso.
Pois eu também sou. E já há alguns anos que acompanho silenciosamente esses números. Ao ponto de ter feito planilha e tudo. Troxa demais. Nem acionista eu sou.
Mas enfim, deixa eu compartilhar com você so que eu aprendi por tentativa e erro; e se você achar algum erro aí abaixo, fique à vontade de corrigir, por que eu num tenho certeza de nada.
Mas vamos por partes.
Trimestres
Pode parecer uma obviedade imensa, mas a Toei Animation, assim como a maioria das empresas, dividem o ano em quatro partes: os trimestres. Períodos de três meses. Geralmente fica assim:
- 1Q = Janeiro, Fevereiro e Março
- 2Q = Abril, Maio e Junho
- 3Q = Julho, Agosto e Setembro
- 4Q = Outubro, Novembro e Dezembro
E aí está. Quatro Trimestres.
Ano Fiscal
Aqui é onde começa um pouco da confusão.
A Toei Animation, aparentemente, tem um ano fiscal diferente do ano... normal. Peguemos por exemplo, o balanço fiscal deles de 1Q 2023 no site oficial [Link]
Você imaginaria que esse balanço fiscal seria sobre Janeiro, Fevereiro e Março de 2023, certo? Afinal é 1Q do ano de 2023. Pois bem. Não é. No Japão, o Ano Fiscal aparentemente começa em Abril (deve ter um bom motivo, eu não sei, podemos pular essa parte).
E para complicar ainda mais, as vendas do 1Q 2023 da empresa correspondem, na verdade, às vendas computadas em 2Q 2022 (do no anterior!). E isso é mostrado logo no início do documento:
Ou seja, o 1Q de 2023 da Toei, em 'tempo real', corresponde às vendas feitas em 2Q de 2022 (Abril, Maio e Junho), 3 trimestres antes (!). Não importa o motivo, eles devem ter uma boa razão para isso, a empresa funciona desde 1956, claramente eles sabem mais do que nós. Mas isso é importante para a interpretação dos números.
As vendas desse balanço não são de Janeiro a Março de 2023, ou nem mesmo do final do ano de 2022, que refletiria nesse balanço um pouco mais pra frente. Na verdade são as vendas de Abril a Junho do ano anterior.
Assim que funciona o ano fiscal lá.
Os Demais Trimestres
Bom, agora que entendemos isso, o resto fica fácil, certo? Errado. Peguemos como exemplo o próximo balanço da empresa: 2Q 2023. Pela lógica, ele deveria ser o seguinte:
- 1Q 2023 = Abril, Maio e Junho 2022
- 2Q 2023 = Julho, Agosto e Setembro 2022
Certo? Errado. Como podem ver no cabeçalho do balanço de 2Q 2023:
Na verdade, eles ACUMULAM os dados de Abril até Setembro para o segundo trimestre do ano. Ficaria assim:
- 1Q 2023 = Abril, Maio e Junho 2022
- 2Q 2023 = Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro 2022
Ou seja: pra você saber exatamente quanto uma série vendeu entre Julho e Setembro de um ano, você precisa SUBTRAIR os resultados de 2Q pelo resultado de 1Q; a diferença são as vendas daquele trimestre.
E assim também vai acontecer para 3Q e 4Q do ano. Sempre cumulativo até fechar o ano fiscal deles.
De novo: nenhum juízo de valor sobre o modelo, até porquê eu não entendo merda nenhuma de nada de economia e a empresa funciona (e muito bem) desde 56. Mas que é curioso, isso é. Quem souber explicar o motivo, eu vou adorar saber. É muito interessante.
Top 4
Esse quadrinho que frequentemente é compartilhado é de uma seção específica do balanço de resultados em que mostra as vendas das QUATRO PRINCIPAIS FRANQUIAS da Toei Animation naquele trimestre fiscal (referente ao período real de nove meses antes, como explicado ali em cima).
Por via de regra é DRAGON BALL e ONE PIECE e mais 2 franquias. SAINT SEIYA alterna o terceiro e quarto posto com outras obras como SAILOR MOON, DIGIMON, PRECURE, SLAM DUNK e outras obras que vira e mexe a empresa aposta e aparece lá de repente.
Milhões de Yenes
O número ali é em Milhões de Yenes, portanto no exemplo acima, é dito que a franquia SAINT SEIYA vendeu 581 Milhões de Yenes em Overseas Film (algo em torno de 4 Milhões de Dólares Americanos na cotação de Maio de 2023) no período que compreende Abril até Setembro de 2022 acumulado.
Pra saber quanto foi em CADA trimestre, a gente precisa subtrair um do outro e aí teremos um valor por trimestre.
1 Yene = 0,0073 Dólares Americanos = 0,036 Reais Brasileiros
As Vendas
As vendas no balanço fiscal estão divididas em três: Licensing Domestic, Overseas Film e Overseas Licensing. Onde Domestic é o Japão e Overseas é tudo-menos-Japão.
Você pode se perguntar: ué, porquê não tem Domestic Film? Ora, porquê ela não precisa vender Saint Seiya para passar no Japão, ela passa ela mesma. =) Não tem receita referente a isso.
- Licensing Domestic: venda de boneco, merchandising e jogo no Japão
- Overseas Film: venda dos direitos de transmissão/distribuição das animações da Toei fora do Japão + jogos (às vezes)
- Overseas Licensing: venda de boneco, merchandising e jogo no Japão
Conclusão
De novo: eu não entendo nada de economia nem balanços fiscais. Se você entende mais e viu algum erro, me fala que eu vou adorar aprender.
Em via de regra, é um pouco ridículo ficar acompanhando balanço fiscal de uma empresa, a não ser que você seja acionista e ganhe algo com isso. Mas eu compreendo um pouco da ansiedade e angústia de todos nós, fãs de Saint Seiya, que frequentemente vemos a série lançar projetos um pouco duvidosos durante os anos e basicamente convivendo com a sombra de que um dia a série possa morrer e nunca mais sair nada.
Na verdade, analisando os números há um bom tempo (a Toei disponibiliza os dados desde 2012 online), dá pra ver que Saint Seiya figura tranquilamente entre as 5 Maiores Franquias da Toei Animation. Então é muito difícil de acreditar que a empresa abriria mão de algo assim (como claramente parece não abrir mesmo).
Não farei comentários aqui específicos de Trimestres, deixarei isso para outros posts. Esse será uma explicação base de como EU analiso os números. E aqui está uma planilha que eu atualizo a cada balanço fiscal que sai para ter uma ideia, historicamente, se estamos morrendo ou não. [
Planilha]
De novo: pode ter erro na lógica. Me ajudem aí!
Bruno, o troxa
0 comentários: