3/23/2020

Mitos #016 | O Dragão Marinho! E os Pecados de Canon


A Rainha Nicoll recebe a nossa Anfitriã da Grécia Antiga, Danda e a Aline para conversarem sobre o Dragão Marinho e, é claro, sobre todos os pecados do homem que veste a escama: Canon!

Saiba quais criaturas podem ser consideradas Dragões Marinhos, escute a história do jacaré com medo de chinelo, o monstro do Lago Ness e também toda a trajetória trágica do Canon na série.

Vem!

Comentados no Podcast

Dragão-marinho-comum [Wiki]
Dragão-marinho-folhado [Wiki]
Podcast do Mito do Dragão [Clique Aqui]

Ládon
Tifão
Tifão

Hispérion e Lúcifer

Ceto
Ceto da Etiópia
Perseu contra Ceto

Lapras (Pokemón)
Plesiossauro
Plesiossauro

Os plesiossauros (do latim científico Plesiosauria) constituem uma ordem de répteis marinhos extintos. O grupo surgiu no Triássico Superior e durante todo o Mesozóico até ao desaparecimento na extinção do Cretáceo. Apesar de serem répteis gigantes e carnívoros do Mesozóico, os plesiossauros não estavam relacionados com os dinossauros, que formavam um grupo à parte. Dois tipos ecológicos de Plesiosauria podem ser distinguidos, o primeiro é composto por animais de pescoço longo e cabeça pequena, enquanto, o segundo continha animais de pescoço curto e cabeça alongada.

O Plesiossauro foi um dos primeiros fósseis a ser descoberto (por Mary Anning) e gerou grande interesse na Era vitoriana. Foi chamando de "quase-lagardo" por William Conybeare para dizer que se parecia mais com um réptil do que o ictiossauro, que tinha sido descoberto na mesma camada de rochas uns anos antes.


Monstro do Lago Ness (Nessie)
O monstro do lago Ness, monstro de Loch Ness, também conhecido simplesmente por Nessie, é um criptídeo aquático que alegadamente foi visto no Loch Ness (Lago Ness), nas Terras Altas da Escócia. A sua existência (ou não) continua a suscitar debate entre os cépticos e os crentes, e é um dos mistérios da criptozoologia. O monstro de Loch Ness é descrito como uma espécie de serpente ou réptil marinho, semelhante ao plesiossauro, um sauropterígeo pré-histórico.
De onde surgiu o mito?

Texto com as informações [Link]

Ainda na Idade Média, na região de Highlands, ao norte da Escócia, pedras e totens retratavam a lenda celta de um ser mitológico que habitava as águas do Ness, o Kelpie. Segundo o historiador Douglas Harper, o monstro era representado como um cavalo prateado que, ao permitir ser montado por um viajante perdido, se atirava no lago para afogá-lo.

A primeira aparição rolou há vários séculos: a biografia do santo cristão São Columbano narra que, em 565 d.C., ele teria salvado um pescador das mandíbulas de um animal rastejante.

Em 1880, o mergulhador Duncan McDonald rastreava um cargueiro que havia naufragado no lago, quando, ao descer mais ao fundo, notou uma estranha forma viva estirada sobre uma rocha. Assustado, ele teria então voltado depressa à superfície, onde relatou à sua equipe ter visto um tipo de réptil ou anfíbio primitivo

0 comentários: